Consultoria

Área Rural

CONTROLE DE CUPIM NO AGRONEGOCIO

O Brasil, dentre outros países tropicais, sofre diversos danos ocasionados pelo grupo dos cupins com relação ao plantio de árvores, seja em projetos de recuperação ambiental como as áreas de reflorestamento, ou mesmo em projetos de silvicultura, o que causam sérios prejuízos econômicos a cadeia produtiva do país.
 
Isto ocorre devido as infestações por cupins causarem danos diretos, morte das mudas por destruição do sistema radicular ou anelamento do colo, e indiretos, menor desenvolvimento das mudas tornando-as susceptíveis ao ataque de outros microorganismos e pragas florestais.
 
Para se ter uma idéia, em projetos de silvicultura de eucalipto, considerando um índice médio de 20% de mortalidade para mudas atacadas por cupins, a perda estimada de arvores seria da ordem de 333 árvores/ha e a perda estimada de madeira seria de aproximadamente 48 m³/ha. Isto em valores atuais representa um prejuízo de US$ 288,00 por hectare ao fim de um ciclo de produção de 6 anos, dificultando e inviabilizando a formação de florestas de eucalipto quando não se tem um controle eficiente das infestações.

O CONTROLE


Com base no estudo da biologia destas pragas e na respectiva experiência profissional dos nossos técnicos, a Insetofim desenvolve programas e planos específicos de controle a cupins. Proporcionando aos clientes, uma solução eficiente e economicamente viável nos diversos seguimentos do agronegócio e da agroindústria, prestando serviços nas propriedades rurais, nos projetos de silvicultura (floresta plantada) e nos projetos de reflorestamento.
Nos centros urbanos desenvolvemos a descupinização em loteamentos, nas áreas com arborização urbana como a vias, ruas, praças públicas, bosques, jardins, entre outros, sempre visando à sustentabilidade econômica dos empreendimentos sem acometer o meio ambiente.


O Controle consiste de um Complexo Plano de Controle, organizado da seguinte forma:

- Levantamento e Vistoria in loco da Área a ser tratada;
- Diagnostico da área a ser tratada;
- Metodologia de controle;
- Período de controle;
- Custos operacionais;
 

CONTROLE DE FORMIGAS CORTADEIRAS

As formigas cortadeiras são insetos encontrados exclusivamente nas regiões tropicais e subtropicais das Américas. Estas formigas são praticantes do mutualismo, onde cultivam ativamente seu fungo, fornecendo fragmentos vegetais frescos e controlando organismos indesejados.
As formigas cortadeiras compreendem 2 gêneros; Atta e Acromyrmex; são capazes de desfolhar uma laranjeira inteira em menos de 24 horas. No Brasil, as do gênero Atta são conhecidas popularmente como saúvas e as Acromyrmex como quenquéns, dependendo da espécie, a população de um ninho adulto pode conter milhões de indivíduos.
Os ninhos adultos da formigas cortadeiras do gênero Atta, são verdadeiras maravilhas de engenharia, com centenas de câmaras subterrâneas distribuídas em até 6 ou 8 metros de profundidade. Externamente, o monte principal de terra pode ter até 2 metros de altura e os montes secundários podem estar espalhados a metros do principal.

PREJUÍZOS E PERDAS ECONÔMICAS

As formigas saúvas, cortando folhas de plantas, inclusive as cultivadas, causam perdas econômicas vultosas à agricultura e à pecuária, porque diminuem ou aniquilam a produção ao cortar plantas como: milho, plantação de algodão, plantas de jardim, florestas plantadas como os eucaliptos, florestas em área de reflorestamento e também pastagens, ocasionando assim sensível redução na engorda do gado e na produção do leite.
Em regiões de produção agrícola, implantação de projetos florestais ou mesmo plantio de florestas silviculturais, as formigas cortadeiras são combatidas permanentemente. Todavia, caso não se proceder com o controle das mesmas, a produção pode ser reduzida a metade, inviabilizando a exploração econômica praticada neste solo ou nesta área.

O CONTROLE

Os Programas de controle para as formigas cortadeiras são fundamentados através do estudo da biologia destas pragas e na respectiva experiência profissional dos nossos técnicos.
A empresa Insetofim desenvolve programas específicos de controle a formigas cortadeiras conforme as necessidades de cada caso, proporcionando aos clientes uma solução economicamente viável e eficiente nos diversos seguimentos do agronegócio, da agroindústria e da indústria, como também, atendemos há loteamentos, propriedades rurais, projetos de silvicultura (floresta plantada), projetos de reflorestamento, entre outros, visando assim à sustentabilidade econômica dos empreendimentos sem contaminar e/ou acometer o meio ambiente.

Nossos trabalhos são desenvolvidos e organizados da seguinte forma:

- Levantamento e vistoria in loco da Área a ser tratada;
- Diagnostico da área em metros quadrados a serem tratados;
- Receituário recomendando a quantidade formicida;
- Metodologia de aplicação;
- Período de controle;
- Custos operacionais;

Área Urbana

Consultoria Área Urbana

Em Breve!
 

A Insetofim é líder no segmento de controle de pragas e roedores. Referência de alta tecnologia e qualificação técnica proporciona soluções inovadoras aos diversos setores do mercado.

Saiba Mais

 
 
INSETOFIM, Desinsetização e Desratização
Rua Vicente Molinos, 89 - Marília-SP
Marília: (14) 3413-3178 - (14) 99127-9929 - Demais regiões: (18) 99118-1510
© 2010 - Todos os direitos reservados
Netzee - Agência Digital

Este website foi projetado para ser completamente acessível e usável, trabalhando em conformidade com as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG v1.0) .

Se houver qualquer coisa (ocorrência) neste site relacionado a acessibilidade ou a validação que não estiver de acordo com os padrões, por favor entre em contato.